Representação Visual de uma Citação Acadêmica

A citação é um elemento essencial na produção de trabalhos acadêmicos, pois confere credibilidade ao texto, evita o plágio e permite ao leitor localizar as fontes consultadas. Segundo a norma ABNT NBR 10520:2022, há diferentes formas de citação, e cada uma deve seguir um formato específico. Neste guia, você aprenderá a diferença entre citação direta, indireta e citação de citação, com exemplos práticos.

1. O Que São Citações?

As citações são utilizadas para embasar e fortalecer um argumento, dando respaldo acadêmico ao conteúdo. Elas permitem que o autor do trabalho dialogue com diferentes estudos e demonstre embasamento teórico sólido. Existem três principais tipos de citação.

  • Citação Direta: Transcrição exata do texto original.
  • Citação Indireta: Parafraseia a ideia do autor, sem copiar exatamente suas palavras.
  • Citação de Citação: Citação extraída de outra obra, quando o autor original não foi consultado diretamente.

2. Citação Direta

A citação direta ocorre quando se copia fielmente as palavras do autor, incluindo eventuais erros ortográficos ou gramaticais. Deve ser usada com aspas ou destacada em bloco, conforme seu tamanho. Essa forma de citação é útil quando se deseja manter a exata formulação do autor original.

2.1 Citação Direta Curta (até 3 linhas)

Quando a citação possui até três linhas, deve ser incorporada ao texto e estar entre aspas, seguida da indicação do autor, ano e página da obra consultada.

Exemplo:

Segundo Souza (2020, p. 45), “a educação inclusiva é um desafio constante nas escolas brasileiras”.

Outra forma de apresentação:

“A educação inclusiva é um desafio constante nas escolas brasileiras” (SOUZA, 2020, p. 45).

2.2 Citação Direta Longa (mais de 3 linhas)

Quando a citação excede três linhas, deve ser formatada com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte menor (tamanho 10) e sem aspas. Isso ajuda a destacar o trecho sem comprometer a fluidez do texto.

Exemplo:

A tecnologia vem sendo amplamente utilizada no ensino:

A adaptação dos recursos educacionais digitais tem permitido a acessibilidade de alunos com deficiência auditiva, promovendo um ambiente de ensino mais inclusivo e inovador. Essa abordagem fortalece a autonomia dos estudantes e melhora a assimilação do conteúdo. (SILVA, 2019, p. 210).

2.3 Supressões, Acréscimos e Ênfases na Citação Direta

Algumas vezes, é necessário modificar a citação para melhor adequação ao contexto do texto. Veja algumas regras:

  • Supressão de trechos: use […] para indicar que uma parte foi omitida.
  • Acréscimo ou explicação: use [ ] para adicionar informações.
  • Ênfase no texto: use (grifo do autor) ou (grifo nosso).

Exemplo:

“A educação inclusiva é um desafio constante […] nas escolas brasileiras” (SOUZA, 2020, p. 45, grifo nosso).

3. Citação Indireta

A citação indireta ocorre quando o autor reproduz uma ideia utilizando suas próprias palavras. Essa estratégia permite maior fluidez no texto e facilita a interpretação da informação, sem alterar seu significado original. Além disso, evita o excesso de trechos longos retirados diretamente de outros autores.

Exemplo:

Souza (2020) destaca que a inclusão educacional ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no ensino de alunos com deficiência auditiva.

Outra forma:

A inclusão educacional no Brasil enfrenta desafios, principalmente no ensino de alunos com deficiência auditiva (SOUZA, 2020).

Dica:

ao usar citação indireta, procure reformular o texto com suas próprias palavras, sem perder o sentido original.

4. Citação de Citação (Apud)

Quando o autor original da obra não está acessível e a citação foi encontrada em outra fonte, usa-se apud (citado por). Isso indica que você não consultou a obra primária, mas uma fonte secundária. O ideal é evitar esse tipo de citação sempre que possível, pois pode comprometer a precisão da informação.

Exemplo:

“A aprendizagem inclusiva requer adaptação tecnológica constante” (SOUZA, 2005 apud SILVA, 2020, p. 89).

Outra forma:

Souza (2005, apud SILVA, 2020, p. 89) enfatiza que a aprendizagem inclusiva depende de adaptação tecnológica constante.

Evite abusar de citações de citação. O ideal é buscar a fonte original.

5. Regras Gerais para Citações

Além de seguir os formatos corretos para cada tipo de citação, algumas normas gerais precisam ser respeitadas para garantir a padronização do trabalho acadêmico.

  1. Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12 (citações longas em tamanho 10).
  2. Margens: 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita).
  3. Espaçamento: 1,5 no texto; 1,0 nas citações longas.
  4. Alinhamento: Justificado no texto; citação longa com recuo à esquerda.

6. Exemplos Práticos

Para consolidar o aprendizado sobre citações, veja exemplos aplicados em diferentes contextos acadêmicos.

Exemplo 1: Citação Direta Curta

Segundo Piaget (1998, p. 50), “o conhecimento se constrói a partir da interação do sujeito com o meio”

Exemplo 2: Citação Direta Longa

Segundo Vygotsky (2001, p. 122):

O aprendizado ocorre dentro de um contexto social, onde as interações entre os indivíduos desempenham um papel essencial na construção do conhecimento. A mediação cultural é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

Exemplo 3: Citação Indireta

Vygotsky (2001) argumenta que a aprendizagem se dá por meio da interação social e da mediação cultural.

Exemplo 4: Citação de Citação

“A tecnologia tem um papel fundamental no ensino” (VYGOTSKY, 1995 apud ALMEIDA, 2018, p. 72).

Conclusão

Citar corretamente é essencial para um trabalho acadêmico bem fundamentado. Saber quando e como usar cada tipo de citação evita plágio e enriquece sua argumentação. Seguindo as normas da ABNT, seu trabalho terá credibilidade e rigor acadêmico.

🔹 Dica extra:

Sempre consulte o manual de normas da sua instituição para garantir a correta aplicação das regras.

Agora que você sabe tudo sobre citações, que tal revisar seu trabalho e garantir que todas as referências estão corretas? 📚✍️

Sobre o Autor

Nilson Alves
Nilson Alves

Professor licenciado em Computação, especialista em Produção Acadêmica, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Apaixonado por educação e tecnologia, orienta trabalhos acadêmicos e compartilha conhecimentos no blog TCC Pro.

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